São Caetano
   
Página Inicial Contactos  
     
  E-Mail Login
Actualize os dados da sua Freguesia
AINDA NÃO TEM SITE?
Escolha aqui a melhor solução
LINKS
Links Uteis
FARMÁCIAS
Farmácias de Serviço
HOME | PORTUGAL » Açores » Madalena » São Caetano
MAPA GOOGLE
Mapa das Estradas

CONTACTOS
 
Morada Estrada Regional, 23
Cód. Postal 9950-422 São Caetano MAD
Telefone 292699112

   

EXECUTIVO DA JUNTA ASSEMBLEIA DA FREGUESIA
 
Presidente Ana Isabel Rodrigues da Costa
Secretário Porfírio Manuel Pinheiro Goulart
Tesoureiro João Humberto Gaspar de Melo
 
Presidente Helena Maria de Melo Garcia Silva
Secretários João Manuel Nunes Fontes
Restantes
Elementos
Sara Marisa Simões Pereira
José da Conceição Gomes
Paulo Jorge Goulart Serpa
Patrícia Alexandra de Sousa Dutra
Marisa Madruga Brum

DESCRIÇÃO DA FREGUESIA
 
Situada no Arquipélago dos Açores, mais exactamente na Ilha do Pico e concelho de Madalena, a freguesia de S.Caetano dista cerca de 18 quilómetros da sede concelhia. Tal como indica o topónimo, a freguesia tem por orago S. Caetano, celebrado anualmente a 7 de Agosto, sendo também celebrada Nossa Senhora da Assunção a 15 de Agosto.

Ao que tudo indica, o povoamento da Ilha do Pico iniciou-se na região onde assenta esta freguesia, com naturais do Norte de Portugal, após escala na Terceira e na Graciosa e também, com muitos escravos e negros. Os primeiros povoadores eram muito devotos a S. Caetano, sacerdote de Vicenza, e por isso Francisco Pires das Flores mandou edificar uma pequena ermida, no local que mais tarde veio a instituir-se em paróquia. Nesta época a freguesia pertencia a povoação de S. Mateus, terra das mais antigas da ilha, cuja fundação remonta a 1482. Foi destacado como primeiro capitão donatário da ilha, Álvaro de Ornelas, que não chegou a tomar posse efectiva, pelo que veio a ser incorporada na capitania do Faial.

Inicialmente voltada para a cultura do trigo e do milho e um pouco para a exploração do pastel, planta tintureira exportada para a Flandres, em breve a população se dedicava também à cultura da vinha e à pesca. A freguesia de S. Caetano é também conhecida por Prainha do Sul ou do Galeão, na lembrança do galeão que Garcia Gonçalves Madruga aqui construiu, no século XVI, para pagamento de dívidas a D. João III. Nas memórias da freguesia recorda-se ainda um outro episódio curioso, ocorrido na altura da edificação da Igreja Matriz, por Manuel da Silveira de Melo; sofria-se então a escassez de madeira, que foi uma das causas do grande atraso daquela obra, agravada ainda mais pela forte tempestade que então se abateu sobre toda a ilha. Na mesma altura naufragou um barco vicentino carregado de trigo e de muita madeira, que acabaria por ser utilizada na construção do templo paroquial, pelo que o povo atribuiu o facto a um milagre, devido à coincidência entre a naturalidade do barco ! e do padroeiro da freguesia.

O património edificado mais significativo inclui a Igreja Matriz, a ermida de Santa Margarida, os poços de maré, a Casa do Povo e algumas adegas.

Os recursos marítimos foram desde sempre a base das principais actividades económicas desta freguesia; para além destas, os habitantes de São Caetano dedicam-se à agro-pecuária, à carpintaria, às oficinas auto, ao pequeno comércio, à construção civil e à panificação.
 
 
Home | Soluções | Mapa Google | Login | Link Úteis | Publicidade | Contactos
freguesias.pt © 2005/2020 Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Declaração de Privacidade